Você sabe o que é o Agronegócio?

Muito se ouve falar sobre o agronegócio, mas você sabe o que ele é? Já conhece visão sistêmica do agronegócio? Sabe quais são seus componentes e partes?

Saiba mais sobre o setor que move o Brasil!


O agronegócio é mais do que a produção de alimentos que ocorre dentro das propriedades rurais.

Ele envolve também as atividades que ocorrem antes e depois da porteira, como a aquisição de insumos e equipamentos, o processamento, transformação, transporte, armazenagem e comercialização dos produtos.

Tudo o que está contido em uma cadeia produtiva faz parte do agronegócio, incluindo os serviços, operações e a comunicação que se fazem necessários durante o ciclo de vida dos produtos.

Visão Sistêmica do Agronegócio

Um sistema é um conjunto de partes interligadas, que se relacionam entre si e formam o todo. Sendo assim, o agronegócio é um sistema formado por diversos componentes, que se relacionam, e resultam em algo maior do que a soma de suas partes individuais.

Essa visão sistêmica do agronegócio é bastante benéfica, pois dá a devida importância a cada um dos seus componentes e às suas relações, assim como permite enxergar como as mudanças em um elo afetam os outros e o todo. Sem a visão de sistema, mudanças em uma das partes poderia ser erroneamente tratadas como problemas únicos e exclusivos dela.

Componentes do agronegócio

Duas formas de classificar os componentes do agronegócio em setores são:

1 - a) Fornecedores de insumos e bens de produção;
1 - b) Produção agropecuária;
1 - c) Processamento e transformação;
1 - d) Distribuição e consumo;
1 - e) Serviços de apoio.

2 - a) Insumos;
2 - b) Produção;
2 - c) Comercialização;
2 - d) Processamento, serviços, embalagem e distribuição;
2 - e) Consumo.

Ambas as classificações possuem elementos parecidos e distribuídos entre setores. Com isso, percebem-se as partes individuais do sistema e a forma como podem ser agrupadas, utilizando suas relações como base para o agrupamento.

Conclusão

O agronegócio é um setor muito abrangente, cujas partes trabalham juntas para criar um dos mais importantes setores da economia brasileira. Ele vai além da produção agropecuária, englobando todos os componentes que permitem que os alimentos sejam produzidos e levados aos consumidores.

A visão sistêmica do agronegócio evidencia suas partes individuais, suas relações e dependências na composição do todo. Assim, permite análises mais consistentes e robustas, melhora a gestão dentro das cadeias produtivas, e destaca a importância e abrangência do setor.


O artigo usou conceitos presentes no livro Agronegócio: uma abordagem econômica.

Compartilhar