Agronegócio Consciente: você sabe o que é?

Você já ouviu falar sobre Agronegócio Consciente?

Esse conceito é uma extensão do Capitalismo Consciente, que visa a exploração econômica sem esquecer da sustentabilidade e do bom relacionamento com todos os envolvidos no processo.

Ele está alinhado com o desejo crescente dos consumidores por produtos que geram impactos positivos para pessoas e comunidades, além de gerar bons resultados para os negócios fundamentados nele.

Ficou curioso? Dá uma olhada!


Capitalismo Consciente

O capitalismo consciente consiste em usar as empresas para promover mudanças positivas na sociedade, o que não é uma ideia nova e está muito alinhada com a mentalidade de sustentabilidade e união que está se tornando mais forte a cada dia.

Ele usa o poder de organização e geração de riquezas que as empresas possuem para causar impactos positivos em todas as esferas possíveis, pois é um movimento que considera o todo.

Então, ao invés de focar somente no lucro das empresas, o capitalismo consciente busca gerar resultados benéficos para tudo que se relacione com as empresas, como seus trabalhadores, a sociedade e o local onde estão inseridas, o meio ambiente, e seus parceiros de negócio.

Os negócios conscientes possuem maior força no longo prazo devido à sua cultura de cooperação, que faz com que parceiros de negócios se auxiliem mutuamente para alcançarem objetivos comuns, como atingir novos mercados ou sair de crises.

Além disso, estes negócios possuem culturas fortes que resultam em identidades únicas e agregam mais valor aos seus produtos.

Agronegócio Consciente

Temos o agronegócio consciente quando aplicamos essa corrente de pensamento no agronegócio.

Ele busca a sustentabilidade dos negócios rurais, mas não somente da forma como estamos acostumados, isto é, cada um por si.

Ele visa criar uma rede de cooperação dentro das cadeias produtivas, que se tornam sustentáveis, buscando a melhoria de todas as suas partes para que possam crescer juntas e atingir o sucesso.

É uma evolução das integrações atuais vistas nas cadeias produtivas, que já buscam criar um movimento conjunto entre as partes, pois não possui as pressões nos elos mais fracos como é visto muitas vezes.

Pilares do Capitalismo Consciente e aplicação no Agronegócio

1. Propósito superior

Lembra da Missão, Visão e Valores? Já falamos por aqui sobre o conceito, as razões para definir e sobre alguns erros na hora de defini-los.

No capitalismo consciente, essa ideia de que a empresa é mais do que só gerar lucro não fica só como uma coisa bonita para pendurar na parede ou para falar para os outros. Aqui isso é vivido diariamente!

O capitalismo consciente vende um conjunto de valores junto com o produto, o que se torna um diferencial e pode significar o sucesso no longo prazo.

O cliente compra sabendo que está ajudando e fica feliz com isso, pois você alinha a vontade inata que todos temos de fazer coisas boas com a necessidade de consumo!

Além disso, todas as pessoas envolvidas no processo produtivo sabem que estão tirando seu sustento de algo que ajuda a sociedade, o meio ambiente e as pessoas. E isso é muito motivador!

Quem não quer ver seu trabalho gerar coisas boas ao invés de somente explorar e gerar lucro para os donos da empresa, não é mesmo?

2. Integração de todos os envolvidos

O capitalismo consciente tem a ideia de melhoria do todo como uma das características mais fortes e não teria como alcançar isso sem envolver todas as partes da cadeia na busca desse ideal.

Todos são responsáveis por alcançar o propósito superior, pois todas as partes do processo são importantes.

As falhas de uma etapa afetam a cadeia toda, seja por não permitir a obtenção do melhor resultado no produto final, por causar divergências nos valores buscados, ou pelas ineficiências e desperdícios gerados na cadeia. Essas falhas são os pontos fracos da cadeia que podem gerar sua ruína.

Comunicar e demonstrar a importância de cada elo gera sentimentos de pertencimento e realização que são muito inspiradores, fazendo com que cada parte fique motivada a dar seu melhor e trabalhar com amor.

Essa consciência de que todas as partes são importantes também faz com que todas sejam valorizadas e bem remuneradas pelos serviços prestados.

O fortalecimento do todo faz com que produtores, consumidores e fornecedores se ajudem e se defendam mutuamente, sem deixar de valorizar o ambiente e as pessoas que tornaram possível a realização do trabalho.

3. Cultura consciente

A cultura de uma empresa é criada com base nos seus valores, e estabelece sua identidade e diretrizes de funcionamento. Ela é o maior diferencial que uma empresa pode ter, pois é a única coisa que não pode ser copiada por concorrentes.

Já entendeu a importância de Missão, Visão e Valores para o agronegócio consciente, né?

Tudo deve estar alinhado e em concordância com a cultura da empresa: como ela age e se comunica, o que busca, quais são os melhores fornecedores, colaboradores e clientes, seu ambiente geral, o dia a dia, e até mesmo os produtos.

Se queremos um agronegócio consciente, devemos ter todos os elos da cadeia com culturas conscientes, pensando no todo e não somente em si. Assim, todos crescem juntos, com força e de forma estruturada.

A cultura consciente mostra que a responsabilidade por fazer o melhor possível para todos é de cada um, e que isso não é negociável.

Se houver uma estratégia que aumenta os lucros da empresa tirando um pouco de um parceiro, ela não será aceita, pois vai contra os valores.

Sendo assim, os esforços de diversas empresas são direcionados para o mesmo objetivo, seguindo a mesma linha de desenvolvimento e fortalecendo cada vez mais todos os parceiros.

4. Liderança servidora

São os líderes que definem os objetivos dos negócios, quais ações são aceitas ou não, as metas, o que ganha força dentro da empresa e o que é inaceitável.

Eles são a personificação do negócio e devem estar totalmente alinhados com sua cultura, para que possam inspirar, passar segurança e ser exemplos para os colaboradores.

A liderança de uma empresa define quais são suas chances de sucesso. Da mesma forma, o agronegócio consciente precisa de bons líderes, alinhados entre si e com o objetivo geral, inspirando todos os elos da cadeia.

Cabe aos líderes mostrar e reconhecer o valor de todos os envolvidos, fazendo com que cada indivíduo se sinta importante em sua atividade diária.

Conclusão

O agronegócio consciente é o nome dado ao sistema de produção que torna parceiros de negócio aliados na busca de bons resultados para todos.

Ele está bastante alinhado com os desejos dos consumidores conscientes, que são muito exigentes com os produtos que consomem e estão dispostos a pagar mais por produtos alinhados aos seus valores principais.

Eles buscam produtos que sejam bons para sua saúde e de seus produtores, cuja produção não agrida o meio ambiente e gere crescimento para as comunidade e pessoas envolvidas em sua produção.

O agronegócio consciente tem a possibilidade de gerar muitos benefícios a longo prazo, basta que seja trabalhado com consistência e dedicação, usando gestão estratégica.

Compartilhar