Você já definiu a missão, visão e valores do seu negócio rural?
Seja o seu negócio uma pequena propriedade ou uma grande agroindústria, esse é um dos primeiros passos para ter gestão estratégica e vantagens competitivas.
Nesse post, vamos mostrar 10 motivos para você definir hoje mesmo!
Se você ainda não conhece bem o conceito, veja aqui o que são e o que não são missão, visão e valores.
Veja também 5 erros que você não pode cometer para ter um negócio rural de sucesso.
10 razões para definir missão, visão e valores para seu negócio rural
1. Criação da identidade da empresa
Cada empresa é única, e definir de missão, visão e valores da empresa ajuda a estabelecer e comunicar essa identidade para os funcionários e o mercado.
2. Diferenciação dos concorrentes
Empresas que encontram sua identidade e conseguem repassá-la para o mercado, conseguem se diferenciar de seus concorrentes, pois são vistos como únicos.
3. Posicionamento em novos mercados
Com a base da empresa bem estabelecida, pode-se verificar a possibilidade e, até mesmo, necessidade de se posicionar em novos nichos de mercado para alcançar seus objetivos.
4. Fidelização de clientes
Com produtos facilmente reconhecidos no meio de tantos concorrentes, é possível fidelizar o cliente. Para isso, você precisa prover a melhor experiência para ele desde o primeiro contato.
5. Relacionamento com clientes
Após definir missão, visão e valores, a empresa consegue estabelecer as melhores formas de se relacionar com seus clientes, pois sabe como quer ser vista e como se comunicar para alcançar o resultado.
6. Alinhamento entre empresa e funcionários
Se todos dentro da empresa sabem o que ela é, onde quer chegar e como quer chegar, então todos estão com o mesmo objetivo em vista e trabalharão em conjunto para obter os resultados esperados.
Por isso é importante comunicar missão, visão e valores!
7. Definição de metas e estratégias
Sabendo onde a empresa quer chegar, é possível definir metas e estratégias que a levarão mais rápido até o objetivo.
8. Ajudam a manter o foco
Saber onde a empresa quer chegar também auxilia o gestor a não perder o foco, pois suas atividades, produtos e serviços devem resultar no que foi estabelecido.
9. Auxiliam na tomada de decisões
É mais fácil tomar as decisões sabendo no que elas devem resultar. Assim, é possível economizar tempo e dinheiro por não analisar possibilidades desalinhadas e também por fazer análises mais focadas no que é importante.
10. Aceleração dos resultados
Todos esses pontos alinhados fazem com que a empresa trabalhe melhor, com mais eficiência e menos desperdícios. Isso faz com que ela atinja seus resultados de forma muito mais rápida.
Conclusão
Agora você sabe porque esses conceitos são tão famosos, e porque as maiores e mais competitivas empresas do mundo usam técnicas como essa para aumentar seu lucro e sucesso. Eles ajudam a botar seu negócio no caminho certo!
E aí, pronto para definir os pilares do seu negócio rural e usufruir desses benefícios?