Conceitos como missão, visão e valores costumam ser ignorados por muitos negócios rurais, mesmo sendo tão importantes para empresas de todos os portes.
Isso pode acontecer por dois motivos: os encarregados do negócio não conhecem esses conceitos ou não entenderam seu valor para a organização!
E você, sabe o que são missão, visão e valores?
O que são
Eles estabelecem a base para a sua empresa. São como pilares sobre os quais o negócio se apoiará.
Missão: é a essência do negócio, a razão pela qual ele existe.
Visão: demonstra onde o negócio quer chegar, os objetivos da organização.
Valores: os princípios da empresa, aquilo que deve ser seguido em todas as suas ações.
O que não são
Missão, visão e valores de um negócio não são definidos por seus produtos, marcas ou nome. A base para sua definição é o que a empresa quer deixar de legado no mundo.
Produtos, marcas e seu nome são somente meios que a empresa usa para criar seu legado!
Exemplo
Para demonstrar melhor o que foi explicado, analisaremos a Rede Globo.
As informações foram retiradas daqui
Missão: Criar, produzir e distribuir conteúdos de qualidade que informem, divirtam, contribuam para a educação e permitam aos indivíduos e comunidades construir relações que tornem a vida melhor.
Visão: Queremos ser o ambiente onde todos se encontram. E encontram informação, diversão e cultura, instrumentos essenciais para uma sociedade que busca a felicidade de todos e de cada um.
Valores:
- Paixão por comunicação
- Brasilidade
- Atitude otimista
- Talento e liderança
- Respeito à diversidade
- Qualidade e inovação
- Estética
- Crescer juntos
Perceba que não há nada sobre televisão, internet ou outros meios de comunicação. Essa foi só a forma que eles usaram para entregar seus conteúdos!
Seu legado é utilizar conteúdo para melhorar a vida das pessoas, e se tornar o ambiente de onde toda a informação que um indivíduo precisa vem.
Conclusão
Essa foi uma pequena introdução aos conceitos de missão, visão e valores para mostrar a você o que eles são e o que eles não são!
Quer saber mais?
10 razões para você definir missão, visão e valores hoje mesmo para seu negócio rural