Análise SWOT: a ferramenta que não vai mais deixar você ser pego desprevenido

A Análise SWOT é uma ferramenta simples, capaz de extrair informações que te ajudarão a aproveitar as oportunidades e superar os desafios do ambiente rural (e sabemos que são vários).

Somente com papel, caneta e um pouco de tempo, é possível fazer a análise e identificar as tendências do campo, assim como pontos de melhoria e diferenciais do seu negócio rural.

Está preparado para conhecer essa ferramenta?

O que é Análise SWOT?

A Análise SWOT, em português Análise FFOA ou FOFA, é uma ferramenta de gestão estratégica usada para conduzir a avaliação da empresa e do ambiente onde atua.

O nome é um acrônimo das informações levantadas por ela:
Strengths - Forças
Weaknesses - Fraquezas
Opportunities - Oportunidades
Threats - Ameaças

Essa ferramenta é bastante simples e pode ser utilizada por empresas de todos os tamanhos em qualquer área de atuação.

Matriz SWOT

As informações são organizadas em um esquema chamado Matriz SWOT, um quadro dividido em quatro partes iguais.

A Matriz SWOT serve para guiar e facilitar o levantamento das informações, assim como a inserção e visualização das mesmas.

Matriz SWOT

Por que utilizar a Análise SWOT?

A ferramenta faz com que diversas perspectivas sejam analisadas, considerando aspectos internos e externos às empresas.

Com isso, informações importantes são levantadas, o que permite a criação de estratégias capazes de maximizar os resultados do negócio nas situações observadas.

Como fazer a Análise SWOT?

O primeiro passo é possuir uma Matriz SWOT, onde serão escritas as observações, e tempo para realizar a tarefa.

A análise não precisa ser necessariamente longa, mas deve ser feita com paciência, portanto, tire um tempo só para isso.

É preciso também ser imparcial ao levantar as informações, do contrário, a análise será tendenciosa e não trará os melhores resultados.

Em seguida, basta preencher a matriz com os pontos fortes e fracos levantados para o cenário interno e externo ao negócio.

Lembre-se de escrever os pontos de forma clara e objetiva para facilitar a leitura.

Conclusão

A partir dos pontos levantados, pode-se criar estratégias conhecendo as tendências de mercado e as características do negócio.

Dessa forma, é possível aproveitar oportunidades de mercado, estar preparado para as dificuldades, melhorar os pontos fracos da empresa e utilizar seus pontos fortes para aumentar resultados.

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